“Limpar, hidratar e proteger é o mantra”.
O mais importante em uma rotina de skincare é realmente manter a pele saudável, e sem esses três passos é mais difícil que a pele mantenha seu equilíbrio.
1 passo) higienizar com sabanete adequado para cada tipo de pele ( oleosa, mista, seca, sensível, acneica)
2 passo) hidratação com veículos adequados ( cremes, loções, seruns) com ativos antioxidantes para manutenção da qualidade e proteção da barreira da pele.
3 passo) filtro solar com FPS minimo de 30. Existe uma infinidade de excelentes opções no mercado. Algumas condições como: histórico de câncer de pele, melasma, prática de esportes ao ar livre, além do tipo de cada pele, irá ajudar o seu dermatologista ajustar a melhor opção para você.
Não existe uma idade ideal para iniciar os tratamentos estéticos.
Sabemos que a partir dos 30 anos, iniciamos o processo natural do envelhecimento. Portanto para quem deseja prevenção , seria a a partir desta dessa faixa etária o momento de montar os tratamentos individualizados com o seu médico dermatologista.
Cada paciente terá uma demanda específica, pois o processo do envelhecimento engloba alem dos fatores genéticos, fatores externos relacionados a estilo de vida ( sol, sedentarismo, fumo, poluição, stress) que são individuais.
No entanto, há aqueles que tem o desejo de inicia-lo em idade mais avançada, e não há nada que impeça a melhora da auto estima no momento de cada um.
Mas para aqueles que desejam passar pelo processo de envelhecimento de forma mais gradual, as dicas seriam:
Conhecer seu tipo de pele é essencial para escolher os produtos certos para suprir as necessidades do seu rosto.
Os tipos de pele do rosto são divididos em quatro, sendo eles: normal, mista, seca e oleosa. Todos podem ser saudáveis quando são cuidados com os produtos certos, por isso é muito importante sempre consultar um dermatologista.
Como identificar a pele normal?
Na pele normal, os poros costumam ser finos e quase imperceptíveis, a textura da pele é aveludada produzindo gordura em quantidade adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento
Pode algumas vezes apresentar uma leve tendência ao ressecamento ou à oleosidade, sobretudo nas mudanças de estação.
Pele Seca:
A perda de água em excesso caracteriza a pele seca, que normalmente tem poros poucos visíveis, pouca luminosidade e é mais propensa à descamação e vermelhidão. Também pode apresentar maior tendência ao aparecimento de pequenas linhas e fissuras. A pele seca pode ser causada por fatores genéticos ou hormonais, como menopausa e problemas na tireoide, e também por condições ambientais, como o tempo frio e seco, o vento e a radiação ultravioleta. Banhos demorados e com água quente, podem provocar ou contribuir para o ressecamento da pele.
Pele oleosa
A pele oleosa é a mais comum entre as brasileiras: além de apresentar uma sensação gordurosa ao longo do dia, também tem uma textura irregular e poros bastante abertos, especialmente nas bochechas e nariz. O maior problema deste tipo de pele é a acne – os famosos cravos e espinhas – que se formam por conta do acúmulo de oleosidade e impurezas nos poros.
Tem aspecto mais brilhante e espesso, por causa da produção de sebo maior do que o normal. Além da herança genética, contribuem para a oleosidade da pele os fatores hormonais, o excesso de sol e o estresse
Pele Mista
Como já conseguimos adivinhar pelo nome, a pele mista reúne características de outros tipos de pele do rosto: seca e oleosa. Normalmente, o rosto com pele mista apresenta a zona T (região da testa, nariz e queixo) oleosa e a zona das bochechas mais ressecadas.
Cada cabelo é único e tem características próprias de forma, cor, brilho, diâmetro, elasticidade, densidade e crescimento .
Apesar disso, todo fio tem uma estrutura anatômica composta por uma parte interna chamada medula, envolta por uma camada chamada cortex que é formada por feixes de queratina e grânulos de Melanina que conferem a resistência , elasticidade e a cor dos cabelos; e uma Camada
Mais externa que se chama cutícula que tem a função de proteger o cortex e medula e é responsável pelo brilho, Maciez e penteabilidade.
Essas estruturas são importantes se queremos deixar nossos fios bonitos e saudáveis.
Seguem alguns cuidados na nossa rotina que vão nos ajudar a preservar nossos fios:
Lavagens
Além de usar produtos adequados para o seu tipo de cabelo e lavar com água fria ou morna, a frequência nas
Lavagens também são importantes para evitar inflamações no couro cabeludo . Não existe uma frequência ideal, mas se seu couro cabeludo é oleoso , não se deve dar intervalos muito longos entre as lavagens. Podem ser diárias ou em dias alternados. Já os cabelos secos devem ser lavados pelo menos 2 x semana.
Hidrate mais profundamente os fios 1 x semana.
Secagem
Após os banhos, seque os fios gentilmente ( sem esfregar)com uma toalha macia .
Se utilizar secador, mantenha uma distância de pelo menos 10 cm dos cabelos e deixe para modelar os fios quando eles já estiverem apenas úmidos ou secos… evita que se criem bolhas de ar nas cutículas com ( bubble Hair) que os deixam mais frágeis e quebradiços.
Use protetores térmicos e leave-in antes de secar.
Cabelos cacheados ou crespos podem ser penteados com pentes de cerdas largas ainda molhados, porém com gentileza já que quando molhados os fios ficam mais sujeitos a quebrar. Já os cabelos lisos podem ser penteados secos, já que assim eles ficam mais resistentes.
Químicas e penteados
Evite muitos processos químicos com intervalos curtos, já que tanto descolorir como alisar os fios danificam sua cutícula e deixam o córtex mais exposto . Evite penteados que promovam muita tração nos fios. Se optar por usar tranças, dreadslocks ou apliques não tracione demais os fios. A contínua e prolongada tração pode promover queda de cabelo e danificar até permanentemente o folículo, promovendo as chamadas alopecias de tração .
No Verão, uma atenção especial deve ser dada aos cabelos. Antes de praia ou piscina, aplicar protetor térmico e solar ou óleos nos fios ajudam a protegê-los do vento, cloro ou sal. Após os banhos de mar e piscina, se possível enxágue os cabelos com água doce e aplique novamente cremes leave in ou óleos de sua preferência. Deixe os fios secarem naturalmente e não os prenda com muita tensão se ainda estiverem molhados ou úmidos para evitar fraturas.
Clínica formada por equipe de profissionais experientes que prima pela excelência no atendimento personalizado aos pacientes nas demandas relacionadas à dermatologia.
Responsável Técnica: Renata Maria Ferreira Brasileiro – CRM 22153
Copyright © 2022 Webpack Agência digital